Desafios e soluções de filtração na produção de etileno (seção quente)

Tempos de execução de processo mais longos com menor risco de encontrar condições de processo perturbadas

Produção de etileno (seção quente)

Existem diversas maneiras pelas quais as plantas químicas que dependem de filtração podem alcançar a reação ou separação desejada. Seja pela purificação de matérias-primas, remoção de emulsões dos produtos químicos, filtração para reutilização do fluido do processo ou purificação da produção final, a necessidade de sistemas de filtração eficientes se aplica a muitas aplicações. Os operadores de plantas químicas desejam filtrar, de maneira eficiente e confiável, contaminantes de uma ampla variedade de fluxos de processos e produtos, o que pode causar uma infinidade de problemas operacionais e de qualidade de fluido dispendiosos. 

 

Na seção quente, matérias-primas de gás (etano, propano, misturas) ou matérias-primas líquidas (nafta, gasóleo) são craqueadas em um forno de alta temperatura (~ 800 °C). O vapor de diluição é introduzido no forno para reduzir a pressão parcial do hidrocarboneto, favorecendo a produção de etileno e diminuindo a formação de coque. O calor intenso na seção radiante faz com que o hidrocarboneto passe por inúmeras reações de transformação química. O gás quente sai da seção radiante e é rapidamente resfriado em trocadores para reduzir a reatividade do gás efluente e é temperado para separar o coque, os sólidos e a gasolina de pirólise (pygas). Ele é então comprimido e lavado para remover gases ácidos (CO2 e H2S). Na seção de purificação (fria), os gases são secos e refrigerados em caixas frias para separar os diversos produtos (metano/hidrogênio, etileno, propileno, butadieno) por fracionamento (destilação). 

 

A tecnologia de coalescedor enfrenta os desafios no processo de produção de etileno com:

 

  • Coalescedor de alta eficiência, o uso resulta em níveis garantidos de gasolina de pirólise livre na água de quench <20 ppm. A vida útil do coalescedor é aumentada para cerca de 1 ano 
  • Remoção efetiva de subprodutos de corrosão por produtos em alimentação de matéria-prima e, se necessário, de sódio em alimentação líquida para fornos <0,2 ppm 
  • Remoção substancial de partículas e hidrocarbonetos no combustível/gás craqueado com coalescedor SepraSol® Plus para melhorar a eficiência do queimador 
  • Tempos de execução de processo mais longos com menor risco de encontrar condições de processo perturbadas

 

Desafio da produção/Solução da Pall

 

DesafioSolução
Separação de sólidos semelhantes a alcatrão e emulsões estáveis de gasolina de pirólise e água para melhorar a qualidade da água de quench utilizada no sistema de diluição de vapor (DSS).Uso de pré-filtros apropriados e melhorias de processo para proteger líquidos/o coalescedor líquido em aplicações de água de quench. Isso proporcionará uma longa vida útil dos pré-filtros e maximizará o desempenho do coalescedor.
Contaminantes no gás de alimentação ou líquido para fornos devem ser removidos para minimizar a formação de coqueRemoção de sólidos em alimentações de gás e líquido com filtros de partículas altamente eficientes. Em alguns casos, a remoção de sódio em alimentações líquidas com coalescedores líquido/líquido exclusivos.
Para aumentar a eficiência do forno, as pontas do queimador devem ser protegidas contra depósitos carbonáceosUso de elementos coalescedores de gás líquido tratados na superfície para remover hidrocarbonetos — como óleo verde — do gás combustível para queimadores.

 

Fluxo de processo da produção de etileno — Seção quente

 

Principais aplicações/recomendações de filtro para a purificação de etileno (outras aplicações não exibidas)

 

AplicaçãoProduto da PallVantagensBenefícios ao cliente
Remoção de gasolina de pirólise da água de quench para gerar vapor de diluição.Para craqueadores a gás, uma combinação de pré-filtros incluirá normalmente o coalescedor DFT Classic® + MCC1401E a 10 μm + PhaseSepR L/L. Para craqueadores líquidos, geralmente um pré-filtro a 10 μm para proteger o coalescedor.Remova sólidos semelhantes a alcatrão e quebre a emulsão estável de gasolina de pirólise/água de quench, reduza a gasolina de pirólise livre para <20 ppm em água de quench.A combinação garantirá uma vida útil mais longa do pré-filtro e do coalescedor (um ano), resultando em economia no custo de manutenção a jusante (trocador e gerador de vapor)/uso de vapor nos separadores. Isso reduzirá os custos de tratamento de água.
Remoção de água da gasolina de pirólise antes da hidrogenação.Pré-filtros como MCC1401E ou PPS sem núcleo a 10 μm + coalescedor PhaseSepR L/L.Quebre a emulsão de água/gasolina de pirólise e garanta o mínimo de água no produto gasolina de pirólise.Separação mais fácil do que no número 1 acima. O cliente garantiu o envio de gasolina de pirólise dentro das especificações para o reator de hidrogenação.
Remoção de sólidos/líquidos aquosos de alimentações de gás ou líquido para fornos.Os filtros para alimentação de gás são geralmente PPS sem núcleo a 0,3 μm. Para alimentações líquidas, use Ultipleat® High Flow GF ou MCC 1401E a 10–20 μm como pré-filtros e, se necessário, use coalescedor PhaseSep L/L.Remova o sulfeto/óxido de ferro sólido da matéria-prima com filtros de alta eficiência e remova o sódio em água das alimentações líquidas com coalescedores de fluorocarbono.A Pall tem ampla experiência na remoção de contaminantes sólidos e líquidos em alimentações de fornos. Resulta em uso eficiente do forno com menos ciclos de descoqueificação em alto rendimento.
Proteção das pontas do queimador do forno.Coalescedor SepraSol ou SepraSol Plus L/G na linha de gás combustível. O coalescedor HP L/G é outra opção.Para mitigar a incrustação das pontas do queimador. O excelente coalescedor de Nível 2 L/G com tratamento de superfície ou plissado remove efetivamente sólidos e óleo verde em gás combustível para queimadores.O cliente se beneficia com melhoria significativa na eficiência do forno e menor custo de manutenção.
(Posições relativas ao fluxograma)

 

Fatos sobre o processo quente de produção de etileno

 

  • Uso: Como um bloco de construção básico na fabricação de etilenoglicol, polietileno, polipropileno, poliestireno, resina de poliéster, cloreto de polivinila, etc. 
  • Forma do produto final: Gás com baixo ponto de ebulição. 
  • Matérias primas: Etano, propano, etano/propano, nafta, gasóleo. 
  • Como é feito: Por craqueamento de alimentação de gás ou líquido em fornos de alta temperatura, seguido de quenching do gás craqueado e obtenção de vários produtos por fracionamento.

 

Para obter mais informações sobre a tecnologia de filtração de alto fluxo, consulte abaixo. 

 

Para saber mais como melhorar a eficiência de seus processos, contate nossa equipe de especialistas em filtração.

Ao clicar no botão “Registre-se” abaixo e prosseguir, confirmo que li e concordo com os Termos de uso e a Política de privacidade.

Tecnologia de filtração de alto fluxo

Tempos de execução de processo mais longos com menor risco de encontrar condições de processo perturbadas
Tempos de execução de processo mais longos com menor risco de encontrar condições de processo perturbadas
Leia mais